Macaco é um termo de origem africana (provavelmente do banto: makako) utilizado como designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropóides excluído o homem, aplicada no Brasil, restritivamente, aos cebídeos (ou macacos do Novo Mundo) em geral.Existem várias espécies espalhadas por todo o mundo. No sentido estrito, macaco refere-se às espécies de primatas pertencentes ao género Macaca.
Uns tomam posse de territórios e não permitem a aproximação do homem nem de macacos de outra espécie. São inteligentes e sociáveis podendo viver com o homem. Conseguem distinguir cores.
Tem o cérebro bastante desenvolvido e se movimenta com o auxílio das mãos, pés e cauda que lhe proporciona equilíbrio e segurança em seus movimentos. Podem pesar até 11 kg.
A designação mico, também bastante usada no Brasil, costuma aplicar-se às espécies do gênero Cebus, no Sul, e às espécies de pequeno porte, ou saguis, no Norte.A maioria dos macacos é arborícola (vivem em árvores até 40m de alturA ). Apenas algumas poucas espécies, como os gorilas e mandris, preferem o solo. Alimentam-se de folhas, frutos, sementes, pequenos anfíbios, caramujos e pássaros.
A maioria dos macacos vive em países quentes, alimentando-se de frutas e de sementes. São geralmente animais sociáveis.
No sentido amplo, os chamados "grandes macacos" (bonobo, chimpanzé, gibão, gorila, orangotango) são atualmente os animais mais próximos do homem, pertencentes à família dos hominídeos.
A maioria vive em bandos, chefiados por um macho, que é o mais forte. A função do chefe é guiar o bando na busca por alimentos, manter a ordem interna e organizar a defesa em caso de perigo. Os filhotes permanecem longo tempo junto das mães, aprendendo quais os alimentos que podem comer, como encontrá-los, quais os animais perigosos e outras lições que lhe serão úteis na vida adulta. Vivem geralmente de 10 a 15 anos.
Os macacos do Novo Mundo caracterizam-se por ter o nariz chato, com os orifícios nasais separados e voltados para os lados (ou seja, são platirrinos); e pela cauda, que costuma ser preênsil. Os macacos africanos e asiáticos são catarrinos: a separação entre os orifícios nasais é estreita e estes são voltados para diante e para baixo. Outra de suas características é a presença de uma área pelada e calosa nas nádegas.
Macaco-aranha |
NOME COMUM: Macaco-aranha
OUTROS NOMES: coatá preto ou quatá
NOME EM INGLES: Spider Monkeys
NOME CIENTÍFICO: Ateles geoffroyi
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Primatas
FAMILIA: Cebidae
SUBFAMÍLIA: Atelinae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: Mede de 38.2 a 65 cm, com a cauda de 50.8 a 90 cm.
Cauda: preênsil.
OUTROS NOMES: coatá preto ou quatá
NOME EM INGLES: Spider Monkeys
NOME CIENTÍFICO: Ateles geoffroyi
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Primatas
FAMILIA: Cebidae
SUBFAMÍLIA: Atelinae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: Mede de 38.2 a 65 cm, com a cauda de 50.8 a 90 cm.
Cauda: preênsil.
Distribuição: Guianas, Amazonas
Habitat: Florestas tropicais chuvosas
Hábito: Diurno
Habitat: Florestas tropicais chuvosas
Hábito: Diurno
Comportamento: Grupo de até 30 indivíduos
Longevidade: 33 anos
Maturidade: Fêmea - 4 anos, Macho - 5 anos
Época reprodutiva: Durante todo o ano
Nº de filhotes: 01
Nº de crias: 1 a cada 24 - 36 meses
Peso adulto: 6 a 8 Kg
Alimentação na natureza: Frutas, sementes, folhas, insetos e ovos
Alimentação em cativeiro: Frutas, verduras e ovos.
Periodo de gestacao; 226 a 232 dias
Periodo de gestacao; 226 a 232 dias
Filhote: Peso 340 g.
Predador Natural: Em primeiro lugar os carnívoros, como a onça; depois o homem, que está acabando com a floresta amazônica onde eles vivem.
O nome desse macaco casa perfeitamente com ele. Distinguem-se à primeira vista pelos longuíssimos membros, cauda comprida e abdome dilatado, que fazem que eles se pareçam com uma aranha gigantesca. Atingindo 65 cm de comprimento, mais 90 cm de cauda, e podem pesar até 8 kg.
Quando trepa em uma árvore, movendo, com grande rapidez, seus membros compridos, esse macaco americano lembra uma aranha na sua teia. Ainda mais impressionante é o fato de usar, para isso, não apenas os quatro membros, mas também a cauda. Esta é preênsil e pode se enrolar e desenrolar a fim de segurá-lo ou para pegar pequenos objetos. O macaco-aranha prefere mesmo usá-la em lugar das mãos. Se você lhe der algo para comer ele pega com a cauda, como faria um elefante com a tromba.
Chimpanzé
Mamífero antropóide da África equatorial. Pela sua estrutura física e genética, é considerado o mais aparentado com o ser humano, e são os mais inteligentes dos símios (nome comum que engloba várias espécies de primatas aparentados). Tem o corpo robusto, os braços longos e a pelagem de cor negra. A cara e as palmas das mãos e dos pés não têm pêlos. As orelhas, os lábios e os arcos superciliares são pronunciados.
Os chimpanzés comunicam-se mediante um amplo registro de vocalizações, expressões faciais e posturas, assim como por meio do tato e do movimento corporal. São animais que mostram grande inteligência para resolver problemas e para usar ferramentas simples, como quando introduzem pequenos palitos para extrair os cupins de seus ninhos.Classificação científica:
- Família - Pongídeos
- Ordem - Primatas
- Gênero - Pan.
ATÉ PRÓXIMA SEMANA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário